Romantismo - Prosa Histórica

No Romance de caráter histórico, novamente, a busca pela identidade nacional é presente. Nesse tipo de romance, são relatados os fatos históricos brasileiros, utilizando histórias fictícias. Nesse tipo de prosa, as histórias de maior destaque foram: "A Guerra dos Mascates" e "As Minas de Prata" de José de Alencar.


Trecho de "A Guerra dos Mascates"

Nota: A Guerra dos Mascates (real) ocorreu em 1710/1711 na capitania de Pernambuco, confronto entre senhores de terra da cidade de Olinda e Comerciantes de Recife (chamados de mascates).

Por tal forma se travam os negócios da governança com os amores de Vital Rebelo, que para melhor compreensão desta nossa crônica, vamos dar uma resenha do estado das cousas na Capitania de Pernambuco pelo correr do ano de 1710.
Já pela rama se falou da rivalidade que existia entre a cidade de Olinda e a recente povoação do Recife, por causa do incremento que esse bairro comercial importante ainda no domínio dos holandeses, fora tomando com o volver dos tempos.
Desde a época da restauração que os mercadores, atraídos pela vantagem de um ancoradouro cômodo e seguro, se estabeleceram de preferência nessa povoação e ocuparam os armazéns e tercenas construídos pelos flamengos.
Os senhores de engenho que eram os principais da capitania e aqueles que formavam a nobreza pernambucana, foram obrigados a suprirem-se do necessário para o custeio de suas fábricas nas lojas e tendilhões do Recife.
Dava-se então o que ainda hoje acontece com pequena diferença. Onerado o agricultor com uma dívida avultada, que não podia pagar, tinha de sujeitar-se à usura do credor ou de entregar-lhe a safra a preço e condições lesivas. Assim a arroba de açúcar, o mercador a pagava no Recife por 400 rs. para vendê-la no reino por l$400.
Mais de século e meio é decorrido, e ainda o tacanho espírito que sob várias encarnações tem governado este país, não descobriu um meio de proteger a lavoura contra o monopólio mercantil; antes parece que de todo a desamparou entregando-a à sanguessuga do Banco do Brasil que lhe exaure a seiva em proveito de certa oligarquia financeira.
Uma circunstância muito concorria para agravar a posição da nobreza pernambucana. Não permitindo as idéias do tempo que os fidalgos se dessem à mercancia por ser esse um ofício plebeu, resultava daí que os seus fornecedores eram gente inferior e animada do ciúme que em todos os tempos, mas principalmente naquela época, dividia as classes.
O que porém mais fomentou a rivalidade entre os povos de Recife e Olinda foi o espírito de bairrismo.

Reparem como os fatos históricos foram bem retratadis nesse romance.

Nos dias de hoje, é muito comum ver histórias que retratam algum fato passado, utilizando-se de alguma história fictícia.

A Novela "Cidadão Brasileiro" retrata a história e ascenção de um homem, desde 1955 até 2006, mostrando vários fatos históricos, como a construção de Brasília, a ditadura militar, o movimento hippie e a conquista da democracia.



A Globo costuma retratar várias novelas de "época". Uma delas é " A Força de um Desejo", que foi inspirada em três romances do Visconde de Taunay: A Retirada de Laguna, Inocência e A Mocidade de Trajano. A história se passa nos tempos do Brasil Imperial, onde a escravidão ainda era presente.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário