Romantismo - 1ª geração - Nacionalista



D.Pedro I declarando a independência às margens do Ipiranga em 1822
 
Em 7 de setembro de 1822, após a independência do Brasil, um grande clima de euforia tomava conta dos brasileiros.
O mesmo clima eufórico que se passa no Brasil hoje em dia quando chega a Copa do Mundo, quando as pessoas pintam as ruas de verde e amarelo, colocamos bandeiras nas ruas, quando torcemos desesperadamente pela nossa seleção, na perspectiva de mais um título.
Na literatura a busca da identidade nacional marcou a 1ª fase do movimento literário conhecido como Romantismo, no que se refere a poesias.
A Natureza era bela, o índio o herói. Tudo que mostrasse o quão melhor fosse o Brasil, comparado a Portugal ou qualquer outra nação, era válido.
Reparem também que o sentimentalismo era outra característica importante desse movimento litrário.


Canção do Exílio – Golçalves Dias (trecho)
“Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá
As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá
Nosso céu tem mais estrelas
Nossas várzeas tem mais flores
Nossos bosques tem mais vida
Nossa vida mais amores.”
Reparem que “Minha terra” é o Brasil, a terra exaltada, onde tudo é mais belo. No momento em que ele diz “As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como la´”, o autro revela que está em Portugal e sente saudades do Brasil.
 Curiosidade: esse trecho do poema pode ser encontrado no hino nacional.

Trecho:
“Do que a terra mais garrida
Teus risonhos lidos campos tem mais flores
Nossos bosques têm mais vida
Nossa vida, em teu seio, mais amores.”

Esse sentimento ufanista, também pode ser encontrado nessa música de Gal Costa:


Aquarela do Brasil (interpretação : Gal Costa)
Composição: Ary Barroso
(Trecho)
Brasil, meu Brasil Brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Ô Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ô Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, Brasil, prá mim, prá mim...
Junto com esse ufanismo, veio também a exaltação do índio. Isso porque o índio era nativo do Brasil, antes da chegada dos portugueses.

Mostraremos uma música contemporânea, onde o índio é o herói da história.
 
Canibal - Ivete Sangalo
Morava numa ilha perdida e deserta
Deserta, ilha deserta da dor
Sonhava com um índio
Que me desse alegria
E esse índio era você amor(2x)

Com um penacho na cabeça, de uma tribo de paz
Tocava tambor, eu quero mais, eu quero mais(2x)

O seu amor é canibal
Comeu meu coração
Mas agora eu sou feliz
O seu amor é canibal
Meu coração
Agora é todo carnaval(2x)
Outro exemplo disso é o personagem de Turma da Mônica: Papa Capim. Foi uma tentativa do autor Maurício de Souza resgatar a imagem do índio, o 1º nativo do Brasil, e não focar somente nos protagonistas (Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outros).

Então, como pode ser notado: as principais características da 1ª geração romântica no Brasil são: Ufanismo, sentimentalismo e indianismo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário