O Barroco

O que foi o barroco? 

   Dada inicialmente na Itália estilo artístico que floresceu entre o final do séc. XVI e meados do séc. XVIII.  De certo modo o Barroco foi uma continuação natural do Renascimento, porque ambos os movimentos compartilharam de um profundo interesse pela arte da Antiguidade clássica, embora interpretando-a diferentemente, o que teria resultado em diferenças na expressão artística de cada período.

Contraste entre Barroco e Renascimento

Enquanto um colocava as qualidades de moderação, economia formal, austeridade, equilíbrio e harmonia eram as mais buscadas e o Barroco temas idênticos mostrava maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual. (Mas nem sempre as características estão evidentes) 

  • Artistas que se destacaram-se no barroco no cenário Brasileiro. 



Características do Barroco.


1. Caso: Quando fazemos algum de errado e depois nos dando conta do que fizemos, temos um sentimento de culpa de arrependimento. Isto é uma das características do barroco. 
   "...Fui pior que você,
  Pois eu soube esconder 
  Então já não se culpe meu bem, 
  Eu sou culpada também..." 
(Culpada - Wanessa) 
  Nesta letra podemos perceber que a interprete fala sobre culpa e o arrependimento.

A CRISTO N. S. CRUCIFICADO, estando o poeta(Gregório de Matos) na última hora de sua vida 

Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,
2 Em cuja lei protesto de viver,
3 Em cuja santa lei hei de morrer,
4 Animoso, constante, firme e inteiro:

Neste lance, por ser o derradeiro,
6 Pois vejo a minha vida anoitecer;
7 É, meu Jesus, a hora de se ver
8 A brandura de um Pai, manso Cordeiro.

9 Mui grande é o vosso amor e o meu delito;

10 Porém pode ter fim todo o pecar,
11 E não o vosso amor que é infinito.

12 Esta razão me obriga a confiar,
13 Que, por mais que pequei, neste conflito
14 Espero em vosso amor de me salvar.  "

2. Caso: Teocentrismo ocorre inúmeras vezes, um exemplo disso quando se fala de perdão. 
".... Perdoa por eu não poder te perdoar

Dói muito mais em mim não ter a quem amar
Ecoa em mim o silêncio dessa solidão..."

(Em cada Poça desta rua - Fresno) 

Poesia Gregório de Matos
BUSCANDO A CRISTO

1 A vós correndo vou, braços sagrados,
2 Nessa cruz sacrossanta descobertos,
3 Que, para receber-me, estais abertos,
4 E, por não castigar-me, estais cravados.
5 A vós, divinos olhos, eclipsados
6 De tanto sangue e lágrimas abertos,
7 Pois, para perdoar-me, estais despertos,
8 E, por não condenar-me, estais fechados.

9 A vós, pregados pés, por não deixar-me,
10 A vós, sangue vertido, para ungir-me,
11 A vós, cabeça baixa p ‘ra chamar-me.

12 A vós, lado patente, quero unir-me,
13 A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
14 Para ficar unido, atado e firme.

3. Caso: Há duas características do barroco, um simples contraste entre bem versus mal. 
"... Então faça a sua escolha logo e se decida

Vai querer o mal ou o bem pra sua vida?
O tempo é muito curto, não pode demorar
Escolha qual caminho você vai querer trilhar..."

(Bem e Mal - Nx Zero)




4. Caso: Conceptismo, na trilha de um raciocínio lógico. 
O cérebro chama o coração de estúpido por se levar na emoção, cérebros são levados pela razão.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário